12 excelentes livros para ler nas férias

Todo mundo quer poder relaxar em Julho. É o mês conhecido como das férias, do tempo livre, de tirar da lista de coisas-para-fazer tarefas que a rotina frenética do cotidiano de trabalho, estudos e outros deveres não nos permitem realizar. Há quem viaje, quem assista filmes e séries e há quem leia muito nesse período – melhor ainda se tivermos tempo para realizar os três lazeres. Pensando nesse tempo de férias, foi proposto aos nossos colunistas que cada um recomendasse dois livros ótimos para ler durante essa folga para nossos leitores. A lista – muito boa, diga-se de passagem – é a seguinte:

A Vida Que Ninguém Vê, de Eliane Brum

“Sempre gostei das histórias pequenas. Das que se repetem, das coisas que pertencem à gente comum.” É assim que Eliane Brum explica suas motivações para escrever A vida que ninguém vê. Classificado como um livro reportagem, a jornalista, se dedica a contar histórias de pessoas comuns e suas “vidas comuns”, que com o nosso olhar desatento e sem tempo, não enxerga mais. O livro tem textos em formatos de crônicas, tornando a leitura rápida e agradável.

Deuses Americanos, de Neil Gaiman

Que tal assistir aquela série de sucesso? Aliás, melhor ainda, ler o livro que originou aquela série que está bombando. Deuses Americanos é a nova pedida. O livro criado por Neil Gaiman mistura fantasia com mitologia, tudo isso ambientado em pleno século XXI. A trama se desenrola em torno da premissa de que os deuses só existem porque há quem acredite neles. Sendo assim, depois de maratonar o livro, você pode maratonar a série.

O Sol também é uma estrela, de Nicola Yoon

Uma história de vidas cruzadas. Literalmente. Tudo aconteceu como tinha que acontecer naquele dia. Foi um encontro de duas almas perdidas. Perdidamente apaixonadas e que se conheceram para nunca se esquecerem. O mundo os juntou. E o que o mundo guarda para eles?

Lua de Mel, de Sophie Kinsella

Livro para ler nas férias é com a Sophie Kinsella mesmo! Ela cria histórias inusitadas e divertidas. Nesse romance, a personagem cansa de esperar o namorado a pedir em casamento, acaba tudo e decide se casar com uma paixão antiga. Em sua lua-de-mel, tudo que há para acontecer, acontece.

Ed Mort, de Luís Fernando Veríssimo

Luis Fernando Veríssimo, esse gênio da comédia de costumes, cria um personagem extremamente carismático e absurdamente engraçado. Ed Mort é uma mistura de James Bond, detetives de filme noir e Alberto Roberto (sim, o personagem do Chico Anysio). Suas curtas aventuras seguem basicamente o mesmo roteiro: pegar um novo caso, se apaixonar perdidamente pela contratante, não resolver nada e levar calote. O livro é fininho, muito bom e uma ótima companhia para uma tarde ociosa.

Veja Como Se Faz, de Angelica Lopes

O subtítulo do livro diz: “500 coisas que você deve saber, instruções para a vida, do cotidiano ao exótico. Livro – muito – bom para passar o tempo. Faria muito sucesso numa recepção de dentista ou mesmo em um salão de beleza. Ensina em poucos passos como fazer de um tudo: desde “eternizar lindas flores” a “dar um cavalo de pau”, passando por “massagear os pés do seu amor” e “desvirar um caiaque”. Um clássico.

O Guardião de Memórias, de Kim Edwards

Antes de qualquer outro assunto, o Guardião de Memórias é sobre escolhas, os belos ou cruéis caminhos que a vida nos leva através de nossas escolhas. Na década de 60, um médico faz o parto da própria esposa grávida de gêmeos. Enquanto o menino nasce saudável, a menina tem síndrome de Down. A escolha do dr. David em dar a menina para a adoção e dizer à sua esposa que sua filhinha não resistiu desencadeia mentiras, traições, segredos e muitas lágrimas.

Magos da Música, de Alexandre de Almeida

Obra inicial do nosso colunista Alexandre de Almeida, o livro de fantasia e aventura conta a história de Pietro, um garoto adolescente com um talento incrível para música e que está prestes a ter sua vida completamente mudada ao descobrir segredos sobre sua família e si mesmo. Conforme o livro avança num ritmo frenético de descobertas e desafios, Pietro descobre o maior segredo de todos: o amor. E numa busca que mistura aprendizado de magia, bruxas e reinos submersos, a leitura torna-se ótima para os amantes de fantasia.

Demian, de Hermann Hesse 

Hermann Hesse (1877 – 1962) constrói em Demian uma trama em torno dos estereótipos de “bem” e “mal” estabelecidos pela sociedade desde muito tempo atrás e como Sinclair, seu protagonista, descobre e quebra esses paradigmas e descobre o que existe além desses dois conceitos – ou entre eles. Um clássico de leitura rebuscada, mas que alimenta a curiosidade dos leitores, a última edição é de 2016, pela Editora Record.

O Mágico de Oz, de L. Frank Baum

Um clássico da literatura fantástica, O Mágico de Oz, de L. Frank Baum (1856 – 1919) é aquele livro que faz rir de bobagens e refletir sobre respeito, companheirismo e autoconfiança. O mundo de Oz, em si, desperta uma magia que vai muito desses sentimentos. Viajar para ele através das páginas é como realmente sair de um lugar sem sair do lugar, mas “não há lugar como a nossa casa” – e um bom livro.

Poesia com Rapadura, de Bráulio Bessa

O poeta nordestino que todas as sextas participa do Encontro com Fátima Bernardes lançou recentemente um livro com suas principais poesias até aqui. São texto cheios de rimas com um sabor todo nordestino. Bráulio aborda o cotidiano de uma forma simples, fala sobre o amor.

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Uma leitura curta, mas cheia de ensinamentos pra vida. Essa história não é feita para as crianças como muitos pensam, é um enredo que nos traz a memória a pureza da infância que quando nos tornamos adultos e muito atarefados esquecemos. Um livro cheio de reflexões sobre o simples.

 

E aí, já leu algum desses? Topa ler um ou mais desses nesse tempinho? Tenho certeza que você não se arrependerá de dar uma conferida e aproveitar suas férias com um dos bons livros citados aqui!

Anúncios

Um comentário em “12 excelentes livros para ler nas férias

  1. adorei as dicas! Lua de Mel já está na minha lista de leituras há anos. Acredito que preciso lê-lo agora! ❤
    Também tenho um blog literário, e adoraria receber sua visita! Um beijo! ❤
    (www.gentefazendolivro.wordpress.com)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s