J. K. Rowling, rainha de um universo imaginário

Joanne Rowling é o seu verdadeiro nome. Jo, seu apelido para os amigos. J. K. Rowling é como é chamada pelos mais íntimos, seus leitores. Criadora do universo Harry Potter. Nascida no dia 31 de julho de 1965, na cidade de Yate, na Inglaterra. J. K. Rowling completa 52 anos neste ano de 2017, ano de comemorações importante para a escritora, como a de 20 anos de lançamento do livro A Pedra Filosofal.

J. K. Rowling é tida como uma autora que conseguiu incentivar a literatura. Pode-se constatar tal fato na venda do último livro da saga de Harry Potter, “As Relíquias da Morte”, considerado o livro vendido mais rapidamente de todos os tempos. Para esta conta entra também as 400 milhões de cópias vendidas, traduzidas em 69 idiomas e distribuídas em 200 países.

banner_livros_jkrowling2

Imaginação – o universo de Harry Potter

“Fico muito frustrada com esse medo da imaginação. Não acho saudável”

J.K. Rowling em entrevista à Oprah em 2010.

Não há prova maior de uma mente imaginativa e que faz com que essa imaginação cresça na mente das pessoas, que o universo criado por J.K. Rowling. A escritora fez parte da infância dos nascidos depois dos meados da década de 1990. A Pedra Filosofal, lançado em 1997 na Inglaterra e em 2001 no Brasil, abriu um novo mundo para os leitores de fantasia e para as crianças e os adolescentes.

Foi em Edimburgo, Escócia, atual lar de J.K. Rowling, no Balmoral Hotel, que a autora escreveu os capítulos finais da jornada de Harry Potter. O hotel cinco-estrelas que a escritora usou para se concentrar na finalizando de seu trabalho é bem diferente e luxuoso, em relação às cafeterias em que ia para escrever os primeiros capítulos de A Pedra Filosofal.

banner_autordasemana1

Do fracasso ao sucesso

A mulher que chegou a sobreviver de assistência do governo e que se sentia fracassada, se tornou a primeira escritora bilionária da história.

“Algum fracasso na vida é inevitável, é impossível viver sem fracassar em algo, ao menos que viva com tanto cuidado que acabe não vivendo de verdade, e nesse caso você falha por omissão”

Discurso de J.K. Rowling proferido na Universidade de Harvard em 2008.

Aos 25 anos a escritora começou a criar o universo Potter. Em uma viagem trem de Manchester para Londres, sem papel nem caneta, Jo teve a ideia de contar a história de um menino bruxo indo para uma escola de magia. Ali, naquele trem, tudo nascia, mas ainda haveria um grande caminho a ser percorrido, era o ano de 1990.

Rowling começou a escrever a história, mas 6 meses após ter tido a grande ideia, em dezembro do mesmo ano, sua vida foi tomada por uma tragédia: a morte de Anne Rowling, sua mãe. A partir dali, aquela dor e saudade seriam as principais marcas deixadas na escrita de Harry Potter.

“Se ela (sua mãe) não tivesse morrido, não haveria Harry Potter. Os livros são o que são porque ela morreu. Porque eu a amava e ela morreu.”

J.K. Rowling em entrevista à Oprah em 2010.

E as tragédias não pararam por aí. J.K. Rowling se mudou, casou-se, teve uma filha, e se separou. Retornou ao Reino Unido, e viveu uma vida de pobreza, e foi diagnosticada com depressão. A história de Harry Potter era a grande esperança de Jo, algo dentro dela dizia que isso iria dar certo. Em 1997, com a história do primeiro livro escrita, a escritora ia em busca de tentar publicá-lo.

Foram 12 rejeições. 12 nãos. Até que a editora Bloomsbury Publishing Plc gostou da história e resolveu publicá-la. E assim, aquela obra, nascida em uma viagem de trem, se torna um marco na literatura e do cinema, já que a obra ganhou uma versão cinematográfica. Já são 20 anos de Harry Potter nos livros e 16 anos de Harry Potter nas telas.

banner_livros_jkrowling1

Principais obras

Saga Harry Potter

Harry Potter e a Pedra Filosofal, (1997)

Harry Potter e a Câmara Secreta, (1998)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, (1999)

Harry Potter e o Cálice de Fogo, (2000)

Harry Potter e a Ordem da Fênix, (2003)

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, (2005)

Harry Potter e as Relíquias da Morte, (2007)

Morte Súbita (2012)

Série Cormoran Strike (com o pseudônimo Robert Galbraith)

O Chamado do Cuco (2013)

O Bicho-da-Seda (2014)

Vocação para o Mal (2015)

Lethal White (Branco Letal – tradução livre) (a ser lançado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s