Quando eu conheci a poesia

Quando eu conheci a poesia, era adolescente. A escola ensinava a ler o que você não queria, e hoje a gente quer que ela continue ensinando, porque aquilo era valorizar. Hoje não é mais a mesma coisa. Eu achava poesia um negócio muito doido, e quando chegava nos sonetos, morria de preguiça.

O dos Anjos, aquele Augusto, sabe-se lá porquê, me agradava. Sua carne viva em morte matura me fascinava de um jeito que reflete, hoje, no que escrevo por aí para tentar manter o medo nas pessoas – ou mesmo sua apreciação. Quando eu conheci a poesia, experimentei o romantismo, o parnasianismo, o pré-modernismo e o realismo. Até chegar ao realismo de hoje, que mistura tudo em uma deliciosa marginalidade.

Da poesia de hoje eu gosto. Gosto muito. Daquelas antigas também, e das que não gosto, respeito. Muitas, até, nem conheço. Mas respeito. Hilst, a Hilda mesmo, é que tem me inspirado a gostar. Pedro Gabriel e Clarice Freire deixaram sequelas do amor obscuro e do amor colorido, e eu até peguei impulso pra uns versejos.

Quando eu conheci a poesia, não fazia ideia de que já era amigo dela havia muito tempo. A ficha caiu de que as canções – ou pelo menos algumas delas – são poemas melodiados depois do Dias, o tal do Gonçalves, sabe? Aquele cheio de rimas, com sabiás e palmeiras. E tem horas que a gente até se perde do quê é o quê.

Depois que eu conheci a poesia, que passei pelos ditos da Mikaelly Andrade, da Anna K. Lima, do Talles Azigon e do Romário Braga, crias dos chãos que piso, deduzi que há mais magia: a ciência do belo. E se, em algum momento, uma rima se encaixe tão bem, você pode acreditar, existe ali um elo.

Hoje, se te disser que não há nada de tão novo para mim, eu te digo a verdade. A poesia é um pedaço do nosso ser, só não faz quem quer. Só não faz quem não gosta de liberdade.

Um comentário em “Quando eu conheci a poesia

Deixe um comentário

